Absorve-me mas em várias fracções

segunda-feira, 30 de maio de 2016

A chefe só faz se eu deixar

Em tempos, tive uma chefe que começava a falar mais alto quando o assunto mexia com ela. Na altura eram decisões acerca de famílias carenciadas, crianças abandonadas... E um dia disse-me:
"Eh pá, você desculpe mas eu não consigo falar baixo quando estes assuntos mexem comigo e sou uma bruta mas eu aviso logo no início de cada reunião" E avisava, é certo...
Um dia, eu que não me engasgo a falar, respondi num tom calmo e seco: "Compreendo mas isso não é exemplo de boa educação e comigo garantidamente não o volta a fazer"
"Como? A XXXXX sabe o que está a dizer? A chamar mal educada à sua chefe?"
Respondi: "Sei, mas se você não consegue, é um problema que terá que resolver, não é nada comigo, não me interessa se é bruta ou não a falar, eu quero é reuniões calmas."
"Muito bem: não interessa quando, nem quem, recebi um mail com muita educação exposta mas palavras duras, que magoava. No fim do pior parágrafo a pessoa explicou que tinha como características, o pragmatismo, a falta de emotividade perante alguns contextos e era uma pessoa incisiva. Pode ser isso tudo e muito mais, mas para o meu lado não. Porque eu, se desatar a ser a desbocada que sou, com quem quer que seja, essa pessoa tem o direito de não me ouvir... Hoje disse a essa pessoa que não queria dela nem mais um "ai" dirigido a mim e ainda assim, tinha lá um mail... Como sou pouco curiosa, apaguei e enviei um a dizer "Vi o mail, apaguei, não li". E não li mesmo, sabem porquê? Tive medo de me magoar com o que ia ler.

Ou seja, pode ser isso tudo mas não para o meu lado.
Tal como eu podia chegar a uma reunião à porta fechada e dizer "Colegas eu tenho um problema de gazes mas pronto, eu sou assim e vamos lá trabalhar"... E os outros com isso?

 É que eu, por ser como sou já magoei algumas pessoas, esta pessoa, ainda, AINDA, não percebeu que magoa e bem. E só porque fomos magoados no passado, nada nos dá o direito de magoar agora...
Somos assim, somos pois! 
Mas ninguém tem que nos aturar, começo a achar que desligar o telefone na fronha de alguém, é um acto zen para mim e que se dane a má educação de desligar...

Sou o que quiseres... quando eu quiser.

15 comentários:

  1. Eu tive uma chefe que adora dizer que era frontal, o problema é que a frontalidade dela era nas costas dos outros, e eu com a minha frontalidade disse..."A senhora não frontal, é hipócrita".

    ResponderEliminar
  2. Se quer dizer tudo "cumósmalucos", não me parece que tenho perfil de líder, ou de chefe, ou do raio que a parta.
    Gostei a comparação com um problema de gases. eheheh
    - Olhem, desculpe lá, não me estou a cagar para a conversa, mas tenho um problema de gases eheheheh.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, se temos um problema, os outros não são obrigados a levar com isso.

      Eliminar
  3. Nem sempre a frontalidade, como agora se chama, é sintoma de boa educação... É que essas pessoas frontais apenas o são se forem elas a dizerem as coisas... se for a ouvir, acaba a frontalidade da outra pessoa, para ser má educação

    Enfim... existe tanta gente assim... seja ou não chefe.

    Fiz um poema erótico lá no cantinho

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Ui, isso dava pano para mangas. Eu exerço um cargo de chefia e acredita que é muitas vezes lidar com algumas pessoas, mas gritar e humilhar não é atitude de um líder. Já tive de engolir em seco para não descer ao mesmo nível, mas como me foi dito há uns anos atrás, numa formação que fiz e da qual ainda guardo alguns conselhos, há uma percentagem de pessoas das quais devemos desistir à partida e fomentar acima de tudo o espírito de união entre os restantes. Infelizmente, conheço colegas como a tua chefe que até entre colegas se acham as melhores! Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela é muito boa profissional, tem garra. Fala com paixão acerca do que faz. Aprendi muito com ela... Mas muito mesmo.

      Eliminar
  5. Ainda bem que não aprendeu a ser deselegante, magoadora e sem-educação.
    Continue assim... e muitas pessoas dirão que tua influência foi decisiva para o sucesso delas...assim como tua chefe não o foi!!!
    Beijos mocinha....é assim na batata... deu... tomou!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aprendeu a deixar de gritar apenas porque o motivo da reunião mexia muito com ela. Mexia com todas nós.

      Eliminar
  6. Bem, era confronta-la com os problemas dos gases como exemplo a ver se ela percebia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou com os gazes do meu cão, quando ele se lembra de mandar umas bufas de desmaiar!

      Eliminar
  7. Afinal eu (também) não mereço resposta. Ok. Entendido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ??????????????????????????????????????????

      Desculpa escapou-me...credo!

      Eliminar
    2. custa não custa, mas foi sem querer!

      Eliminar

Odeio as almas estreitas, sem bálsamo e sem veneno, feitas sem nada de bondade e sem nada de maldade.Nietzsche
Deixa aqui algum bálsamo.