Absorve-me mas em várias fracções

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Pedra do "mê monti"

Esta pedra está há anos, ou foi descoberta há anos, na horta do monte dos meus avós, hoje decidi fotografar e pedir opiniões? Isto será algo relacionado com a Reconquista Cristã?
Os entendidos na matéria que se manifestem, s.f.f..

NÃO SOU SUPERIOR, SUPERO-ME!

7 comentários:

  1. Essa cruz lembra-me a que era usada nas cruzadas, a cruz da ordem de cristo em Portugal. Foi usada pelos templários, e era também usada nas naus no tempo dos Descobrimentos.
    Talvez tenha sido o local do enterro de algum dos Templários que realmente lutou na reconquista das terras aos Mouros.... quem sabe.
    Bj

    ResponderEliminar
  2. ola Pinkinha...

    assim muito a primeira vista parece uma Cruz Potenciada, vem do termo "potent" em francês porque os braços parecem muletas é muito usada em heráldica era usada como cruz litúrgica na primeira dinastia francesa e no século passado como símbolo de oposição da Áustria contra o nazismo.

    há ai um pequeno pormenor que só no local consigo ver e que me esta a fazer coçar a cabeça, mas pode ser que tu saibas, aqueles travessões que se vê na haste horizontal superior estão em todas as hastes?

    ResponderEliminar
  3. Luís Alves: que saudades... mas como tu disseste, "tu estás sempre comigo", e estás mesmo amigo...
    A cruz só tem aqulo no lado que mostro...
    Um beijo, adoro-te, adoro-te...

    ResponderEliminar
  4. podes crer que estou, muitas beijocas para ti :P

    lunatiK a cruz na Ordem de Cristo é uma cruz pátea com as bordas das pontas côncavas isso pode ser visto pelo brasão do 2º Grão-Mestre da Ordem de Cristo, Robert de Craon, e os restante Grão-Mestres, a cruz da Ordem de Cristo é muitas vezes confundida com a cruz de Malta que tem linhas parelelas rectas partindo do centro onde as pontas podem ser curvas ou triangulares, por isso esta cruz não me parece ser a Cruz da Ordem de Cristo. Agora o grande significado desta cruz esta no "potent" superior mas pode ser muita coisa como pode não ser nada e ser só o artista ter dado um cunho pessoal

    ResponderEliminar
  5. Podes sempre cavar um buraco para ver se lá está o corpo ;)
    Bj

    ResponderEliminar

Odeio as almas estreitas, sem bálsamo e sem veneno, feitas sem nada de bondade e sem nada de maldade.Nietzsche
Deixa aqui algum bálsamo.