Absorve-me mas em várias fracções

domingo, 8 de dezembro de 2019

Florbela Espanca suicidou-se a 8/12

A 8 de Dezembro de 1930, precisamente no dia em que era o seu 36º aniversário, Florbela Espanca, suicidou-se. Quantos poetas nossos (e de outros países) cometem o suicídio? Porque se diz que um criador "é maluco"?  Porque traz a novidade e determinadas mentes só gostam de carneirada e não de mentes criativas...


Eu trago-te nas mãos o esquecimento

Das horas más que tens vivido, Amor!

E para as tuas chagas o unguento

Com que sarei a minha própria dor.

Os meus gestos são ondas de Sorrento...

Trago no nome as letras de uma flor...

Foi dos meus olhos garços que um pintor

Tirou a luz para pintar o vento...

Dou-te o que tenho: o astro que dormita,

O manto dos crepúsculos da tarde,

O sol que é d'oiro, a onda que palpita.

Dou-te comigo o mundo que Deus fez!

- Eu sou Aquela de quem tens saudade,

A Princesa do conto: “Era uma vez...”

Florbela Espanca, em "Charneca em Flor"


Pink Poison(ver ©COPYRIGHT)

2 comentários:

  1. Lembro sempre dela nessa data... nasceu e morreu!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. A minha Poeta preferida.
    Curiosamente, também ligo este dia a esse acontecimento funesto.

    ResponderEliminar

Odeio as almas estreitas, sem bálsamo e sem veneno, feitas sem nada de bondade e sem nada de maldade.Nietzsche
Deixa aqui algum bálsamo.