Absorve-me mas em várias fracções

sábado, 19 de setembro de 2020

Adorei - Pandemia - novos papéis sociais

Há gente que parece estar a habituar-se lindamente a esta nova normalidade. Como se isto fosse a coisa mais natural e desejável do mundo... Não sei se antes já tinham alguma afasia, ou paranóia, ou carência no relacionamento com os outros. Do meu lado, posso dizer que - não obstante perceber o que está em causa e acatar o que me é pedido, por mim e pelos outros - isto está a matar-me ao poucos. Literalmente.

Acho horrível o que se está a passar, e não raras vezes me pergunto se o que vai restar depois de tudo isto terminar se poderá continuar a chamar de Vida e de Humanidade. Especialmente numa época em que nunca estivemos tão interligados e, simultaneamente, tão sós.

Diz-se que nós, os humanos, nos habituamos a tudo. A que custo? Somos animais de afetos, de toque, de relacionamentos, de amassos, de beijos, de linguagem não verbal. Muita da nossa evolução deveu-se à capacidade de descodificar as infinitas possibilidades que os 56 músculos da cara nos oferecem. E esses músculos desenvolveram-se para dar resposta às nossas exigências de comunicação, que são muitas.

Falem com o Darwin, que ele sabe do que falava. Foi daí que surgiu o Amor, a Empatia, o Altruísmo. E o Ódio, e o Racismo, e a intolerância à diferença, e o ideal de Beleza (e a ideia preconcebida de Fealdade), E porta que se abrem e que se fecham só pelo embrulho, eu sei. Mas foquemo-nos nas coisas boas.

Eu sei que temos de fazer de tudo para sobrevivermos... Está inscrito nos nossos genes. Mas por vezes, temos de deixar de viver para vivermos. E isso é um paradoxo do caraças.

É que isto é o Novo Normal. Se demorar tempo demais, um dia já não nos lembraremos como era antes, e ainda vamos chamar a polícia porque alguém sorriu para nós.

Depois de tudo isto, estarão finalmente criadas todas as condições para a ascensão de uma sociedade distópica, desumana, já pensada por Orwell e Huxley. Leiam os manuais de instruções por eles escritos: 1984 e Admirável Mundo Novo. Vão precisar deles.

 

Por Paulo Galindro

2 comentários:

  1. Meu Deus... que coisa linda de se ler!!!
    Finalmente, apareceu alguém que concorda comigo! SOmos seres de afeto... não de distância...de sorrisos, de toques, de abraços!!!
    Até onde essa paranóia vai nos levar?????
    BEIJOS ENORMES!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acredito que parar a vida um tempo para vivermos mais, será um mal necessário...

      Eliminar

Odeio as almas estreitas, sem bálsamo e sem veneno, feitas sem nada de bondade e sem nada de maldade.Nietzsche
Deixa aqui algum bálsamo.