Quem luta com monstros deve velar por que, ao fazê-lo, não se transforme também em monstro. E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti
Fonte: "Para Além do Bem e do Mal" Autor: Nietzsche , Friedrich
"Só te transformarás em monstro se tiveres o monstro dentro de ti. Se tiveres o santo dentro de ti, o monstro transforma-se em santo". É uma lei duniverso que eu li algures num desses blogsókalhas sobre o eu verdadeiro e o eu falso e a consciência...e tal. Coisas engraçadas para estar a falar com os outros. Na prática o Nietzsche é que tem razão. Por vezes também me parece que o monstro é que é mais forte. E quase sempre é. Por isso é que todos fogem dele.
Subentendo que aceitas poder mudar-se de sábio. Podes mudar de ti? Ainda voltando àquele sábio que me diz que o meu eu falso não é o meu eu verdadeiro, então....hac. isto assim... Achas que tens um eu verdadeiro que sou eu?
Finalmente encontrei alguém que me diz ser sábio, por isso vou fazer-te uma pergunta que me presegue desde o dia em que estive a falar disto com um bêbedo numa tasca:
Dizem-me que o Sábio é bondoso. Que age sempre com bondade, mesmo para os maus. Eu considero que esta afirmação se confirma para um intervalo de bondade/maldade muito perto do centro de equilíbrio.
Mas como age o sábio perante o extremo, em especial perante o extremo de maldade?
anónimo: não ser frio não é ser monstruoso, aquilo que eu mais temo sou eu próprio pois sei do que sou capaz...
rogerio: aquilo de que falas do eu verdadeiro e eu falso e consciência chama-se provavelmente radiestesia da qual sou praticante e o sábio é Ettienne Guillé. e sim todos temos um eu verdadeiro. mas não bem nestes termos como o pões.
Eu respondi: Com calma, muita calma e usa a sua sabedoria para conhecer as consequências dos actos de maldade... E pensar numa forma de aniquilar essa maldade
a mais pura das verdades... eu próprio já fui um monstro.
ResponderEliminarSer monstruoso não é dificil: basta ser-se frio o suficiente.
ResponderEliminar"Só te transformarás em monstro se tiveres o monstro dentro de ti. Se tiveres o santo dentro de ti, o monstro transforma-se em santo".
ResponderEliminarÉ uma lei duniverso que eu li algures num desses blogsókalhas sobre o eu verdadeiro e o eu falso e a consciência...e tal. Coisas engraçadas para estar a falar com os outros. Na prática o Nietzsche é que tem razão. Por vezes também me parece que o monstro é que é mais forte. E quase sempre é. Por isso é que todos fogem dele.
:)
Esqueci-me de te perguntar uma coisa.
ResponderEliminarJá pensaste mudar de sábio?
Há uns meses era Kant... Conheces algum sábio chamado PInk Poison?!
ResponderEliminarSubentendo que aceitas poder mudar-se de sábio.
ResponderEliminarPodes mudar de ti?
Ainda voltando àquele sábio que me diz que o meu eu falso não é o meu eu verdadeiro, então....hac. isto assim...
Achas que tens um eu verdadeiro que sou eu?
Querida amiga
ResponderEliminarFinalmente encontrei alguém que me diz ser sábio, por isso vou fazer-te uma pergunta que me presegue desde o dia em que estive a falar disto com um bêbedo numa tasca:
Dizem-me que o Sábio é bondoso. Que age sempre com bondade, mesmo para os maus. Eu considero que esta afirmação se confirma para um intervalo de bondade/maldade muito perto do centro de equilíbrio.
Mas como age o sábio perante o extremo, em especial perante o extremo de maldade?
Com calma, muita calma e usa a sua sabedoria para conhecer as consequências dos actos de maldade... E pensar numa forma de aniquilar essa maldade
ResponderEliminaranónimo: não ser frio não é ser monstruoso, aquilo que eu mais temo sou eu próprio pois sei do que sou capaz...
ResponderEliminarrogerio: aquilo de que falas do eu verdadeiro e eu falso e consciência chama-se provavelmente radiestesia da qual sou praticante e o sábio é Ettienne Guillé. e sim todos temos um eu verdadeiro. mas não bem nestes termos como o pões.
Solinari, explica isso amigo...
ResponderEliminarAlém da explicação, também gostava de ouvir a resposta à pergunta que fiz à pinkpoison, a qual remeto:
ResponderEliminar...como age o sábio perante o extremo, em especial perante o extremo de maldade?
Eu respondi:
ResponderEliminarCom calma, muita calma e usa a sua sabedoria para conhecer as consequências dos actos de maldade... E pensar numa forma de aniquilar essa maldade
A pergunta era para o Solinari
ResponderEliminarAmuei.
ResponderEliminarrogerio tens de elaborar mais a pergunta..
ResponderEliminaré mt vaga
pink birrinha?
ResponderEliminaré um dom: fazer birra
ResponderEliminarpink o dom é fazer birra e obter-se o que queremos ;)
ResponderEliminarE eu consegui: atenção...
ResponderEliminar