Absorve-me mas em várias fracções

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Tenho que admitir U2 e as mensagens

... Que não sou aquela fã tresloucada dos U2. Sons deles como "With or Without you" não mexem comigo como outra pessoas que até dançam isso no fecho da pista de uma discoteca dos anos 90. Reconheço a genialidade do "where the streets have no name" ter sido gravado no topo de um prédio e adoro a guitarra de introdução. Depois , apenas o álbum ZOO mexeu comigo, curiosamente um mais "fora" do estilo dos U2 com "Lemon" a ser a minha favorita. Neste álbum , a banda compara a necessidade de termos chatices com a do peixe ter uma bicicleta. 

    Na verdade os U2 são para mim, uma das maiores bandas sim, pelo selo da mensagem, da causa que hoje +e falada no Big Bother e que há 30 anos Bono (vocalista) gritava "África, África!" para termos em conta a fome nesse continente. E ao lermos/ouvirmos as letras destes senhores, pensamos que sempre que Bono canta, defende algo, manda uma mensagem, arrepia, grita... Enfim daquelas bandas que mesmo sem ser uma das minhas favoritas, reconheço que são grandes as músicas, os solos de guitarra e que não se limitam a cantar o amor homem /mulher mas a exaltar a existência do amor ao próximo, do amor a si, do amor às mulheres, aos homens e que quem pode, deve ajudar.

Sunday bloody Sunday (Domingo sangrento) canta a tragédia de um Domingo na Irlanda em Janeiro de 1970 onde alegadamente o governo e as forças policiais atuaram com violência contra as pessoas, havendo sangue por todo lado, onde vidros estavam no chão misturados com crianças e adultos feridos.

Os U2 sem dúvida marcam a diferença.

 


 



2 comentários:

  1. Marcam a diferença, sim...
    ...mas, curiosamente, foi exactamente quando o Joshua Tree saiu que me comecei a afastar deles. Ainda tenho os primeiros álbuns em vinil (October, Boy, War e The unforgetable fire, bem como o álbum ao vivo Under a blood red sky) mas dai para a frente a música deles, para mim, perdeu aquele aspecto primal que tinha, e passou a ser demasiado polida em estúdio.
    Caro que continuaram a ter musicas boas, mas já me tocavam como aquelas dos primeiros álbuns...

    ResponderEliminar

Odeio as almas estreitas, sem bálsamo e sem veneno, feitas sem nada de bondade e sem nada de maldade.Nietzsche
Deixa aqui algum bálsamo.