Absorve-me mas em várias fracções

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Sou anormal felizmente NORMOSE

Normose(a doença de ser normal)

Todo mundo quer se encaixar num padrão.
Só que o padrão propagado não é exatamente fácil de alcançar.
O sujeito "normal" é magro, alegre, belo, sociável, e bem-sucedido. Bebe socialmente, está de bem com a vida, não pode parecer de forma alguma que está passando por algum problema. Quem não se "normaliza", quem não se encaixa nesses padrões, acaba adoecendo. A angústia de não ser o que os outros esperam de nós gera bulimias, depressões, síndromes do pânico e outras manifestações de não enquadramento.
A pergunta a ser feita é: quem espera o quê de nós?
Quem são esses ditadores de comportamento que "exercem" tanto poder sobre nossas vidas?
Nenhum João, Zé ou Ana bate à sua porta exigindo que você seja assim ou assado. Quem nos exige é uma coletividade abstrata que ganha "presença" através de modelos de comportamento amplamente divulgados.
A normose não é brincadeira.
Ela estimula a inveja, a auto-depreciação e a ânsia de querer ser o que não se precisa ser. Você precisa de quantos pares de sapato? Comparecer em quantas festas por mês? Pesar quantos quilos até o verão chegar?
Então, como aliviar os sintomas desta doença?
Um pouco de auto-estima basta.
Pense nas pessoas que você mais admira: não são as que seguem todas as regras obviamente, e sim, aquelas que desenvolveram personalidade própria e arcaram com os riscos de viver uma vida a seu modo.
Criaram o seu "normal" e jogaram fora a fórmula, não patentearam, não passaram adiante. O normal de cada um tem que ser original.
Não adianta querer tomar para si as ilusões e desejos dos outros. É fraude. E uma vida fraudulenta faz sofrer demais.
Eu simpatizo cada vez mais com aqueles que lutam para remover obstáculos mentais e emocionais e tentam viver de forma mais íntegra, simples e sincera. Para mim são os verdadeiros normais,
porque não conseguem colocar máscaras ou simular situações. Se parecem sofrer, é porque estão sofrendo. E se estão sorrindo, é porque a alma lhes é iluminada.
Por isso divulgue o alerta: a normose está doutrinando erradamente muitos homens e mulheres que poderiam, se quisessem, ser bem mais autênticos e felizes.
Michel Schimidt
Psicoterapeuta

Sou o que quiseres... quando eu quiser.

7 comentários:

  1. Anei a leitura e fica uma parte guardada, fico feliz em te conhecer, vi vc no Delírios Blog de uma amigo, seja sempre bem vinda a visitar o meu, boa noite beijos !!!


    "Pense nas pessoas que você mais admira: não são as que seguem todas as regras obviamente, e sim, aquelas que desenvolveram personalidade própria e arcaram com os riscos de viver uma vida a seu modo."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vivo do meu modo, mas sei arcar com as consequências , quem não sabe, do meu lado leva com queixa nas autoridades.

      Eliminar
  2. Vivemos em dias nos quais a aparência, o comportamento e as atitudes, são impostas por padrões que nem sempre condizem com a realidade de cada um. Tristeza de quem não se conforma consigo e busca neles a satisfação dos seus anseios!
    BJOS

    ResponderEliminar
  3. Será que eu sou normal? Cada vez que olho para o espelho esse fica enevoado. Será da minha beleza oculta?

    Beijo Pink

    ResponderEliminar
  4. Assim nem sei se quero ser uma pessoa normal.

    ResponderEliminar

Odeio as almas estreitas, sem bálsamo e sem veneno, feitas sem nada de bondade e sem nada de maldade.Nietzsche
Deixa aqui algum bálsamo.