Absorve-me mas em várias fracções

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

5 Grandes filmes sobre distúrbios psicológicos


1.     A cova da serpente (Anatole Litvak, 1948)

(Este filme é baseado em um best-seller autobiográfico escrito por Mary Jane Ward em 1946, onde relata as experiências que viveu quando foi internada num manicômio público.)

2.     O Pescador de Ilusões (Terry Gilliam, 1991)

Nesta comédia dramática Jack Lucas (Jeff Bridges) é um arrogante locutor de rádio que costuma insultar os ouvintes que ligam para o seu programa e acaba levando involuntariamente um ouvinte a cometer um massacre num bar, onde mata sete pessoas. A culpa, associada ao seu narcisismo.  a um stress: ele deixa seu trabalho no rádio e se torna um homem amargurado.

3.     Benny e Joon- Corações em conflito (Jeremiah S. Chechik, 1993)

O cinema nos presenteou com algumas comédias românticas onde existe muito amor entre pessoas com transtornos psicológicos. Benny e Joon são a prova disso: Benny (Aidam Quinn) cuida da irmã Joon (Mary Stuart Masterson), que sofre de esquizofrenia. Depois de perder uma aposta em uma mesa de pôquer, são obrigados a conviver com Sam (Johnny Depp), um rapaz mimado e extravagante. Mas Sam, com seu jeito especial, acaba transformando as suas vidas e Sam e Joon acabam se apaixonando um pelo outro.

4.     Donnie Darko (Richard Kelly, 2001)

 A ficção científica também tira proveito das possibilidades oferecidas pela falta de estabilidade mental na criação de mundos fantásticos nesta história de realidades paralelas e viagens no tempo. Protagonizado por Jake Gyllenhaal, Drew Barrymore e Patrick Swaze, conta as experiências incomuns de um adolescente esquizofrênico e sonâmbulo (interpretado por Gyllenhaal), que tem uma grande imaginação e inteligência.

5.     O abrigo (Jeff Nichols, 2011)

É um filme dramático e de suspense que conta a vida de Curtis LaForche, um pai de família que vive em uma pequena cidade de Ohio com sua esposa e filha.Curtis começa a ter sonhos estranhos e apocalípticos e, enquanto a sua vida desmorona, decide construir um abrigo contra tempestades no quintal da sua casa.As suas visões e seu comportamento cada vez mais estranho o fazem questionar se o verdadeiro motivo da construção do abrigo é proteger a sua família dos perigos que pressente ou de si mesmo.



2 comentários:

  1. Ui. Tantos...

    O cinema, como arte que é, é excessivo quase sempre. E os excessivos pairam no hospital psiquiátrico. Quase sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou excessiva, intensa, os filmes também... Comentário de mau gosto acerca da saúde mental.

      Eliminar

Odeio as almas estreitas, sem bálsamo e sem veneno, feitas sem nada de bondade e sem nada de maldade.Nietzsche
Deixa aqui algum bálsamo.