Absorve-me mas em várias fracções

quarta-feira, 3 de março de 2010

Homem e Mulher

O homem é a mais elevada das criaturas;
A mulher é o mais sublime dos ideais.
O homem é o cérebro;
A mulher é o coração.
O cérebro fabrica a luz;
O coração, o AMOR.
A luz fecunda, o amor ressuscita.
O homem é forte pela razão;
A mulher é invencível pelas lágrimas.
A razão convence, as lágrimas comovem.
O homem é capaz de todos os heroísmos;
A mulher, de todos os martírios.
O heroísmo enobrece, o martírio sublima.
O homem é um código;
A mulher é um evangelho.
O código corrige; o evangelho aperfeiçoa.
O homem é um templo;
A mulher é o sacrário.
Ante o templo nos descobrimos;
Ante o sacrário nos ajoelhamos.
O homem pensa;
A mulher sonha.Pensar é ter , no crânio, uma larva;
Sonhar é ter , na fronte, uma auréola.
O homem é um oceano;
A mulher é um lago.
O oceano tem a pérola que adorna;
O lago, a poesia que deslumbra.
O homem é a águia que voa;
A mulher é o rouxinol que canta.
Voar é dominar o espaço;
Cantar é conquistar a alma.
Enfim, o homem está colocado onde termina a terra;
A mulher, onde começa o céu.


Autor: Victor HugoNÃO SOU SUPERIOR, SUPERO-ME!

3 comentários:

  1. Bem... isto faz-me lembrar o título (e o conteúdo) daquele livro de John Gray "Os Homens são de Marte e as Mulheres de Vénus”. Durante algum tempo, eu "brincava" dizendo que "as mulheres são um mal necessário...", mas com o tempo foi-se-me o "rancor"...

    ResponderEliminar
  2. Bom post gostei :-)
    Tá tudo bem pink ???
    bj
    ass.PL

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que essas diferenças já estão bastante mais atenuadas nos nossos dias, mas ainda assim uma bela exaltação de duas formas distintas que ainda hoje se complementam na perfeição.

    ResponderEliminar

Odeio as almas estreitas, sem bálsamo e sem veneno, feitas sem nada de bondade e sem nada de maldade.Nietzsche
Deixa aqui algum bálsamo.