Absorve-me mas em várias fracções

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Florbela Espanca, in "Livro de Sóror Saudade"



A minha mocidade há muito pus
No tranquilo convento da tristeza;
Lá passa dias, noites, sempre presa,
Olhos fechados, magras mãos em cruz...

Lá fora, a Noite, Satanás, seduz!
Desdobra-se em requintes de Beleza...
E como um beijo ardente a Natureza...
A minha cela é como um rio de luz...

Fecha os teus olhos bem! Não vejas nada!
Empalidece mais! E, resignada,
Prende os teus braços a uma cruz maior!

Gela ainda a mortalha que te encerra!
Enche a boca de cinzas e de terra
Ó minha mocidade toda em flor!

Florbela Espanca, in "Livro de Sóror Saudade"

NÃO SOU SUPERIOR, SUPERO-ME!

6 comentários:

  1. Confesso que não tenho grande conhecimento da poesia de Florbela Espanca, mas este poema foi muito bem escolhido. Soa um pouco como a passagem da infância para a idade adulta ou um tempo em que tudo parecia inocente e sem preocupações para outro distinto e cheio de seduções e armadilhas, o dia e a noite, a alvura casta do branco e o mistério envolvente da escuridão. Abriu-me o "apetite" para descobrir um pouco mais da sua obra. Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Existe algo de diferente no teu. Por vezes, paixão e sensualidade, outras raiva, odio, amargura.
    Aliás Florebela Espanaca é bem o reflexo de tudo isso.
    Gostei e vou continuar a seguir.

    ResponderEliminar
  3. Do pouco que conheço, no breve espaço que nos separa desde a recente descoberta deste blogue, tudo o que leio tem-me trazido sempre de regresso a este local, como um marinheiro perdido no encantamento de uma sereia, o que só abona da qualidade e da essência deste blogue e especialmente de quem o escreve. Bom fim de semana, amiga.

    ResponderEliminar
  4. Se a sereia sou eu, substitui por "baleia"

    ResponderEliminar

Odeio as almas estreitas, sem bálsamo e sem veneno, feitas sem nada de bondade e sem nada de maldade.Nietzsche
Deixa aqui algum bálsamo.